Um incentivo aos futuros consultores, ou aos que estão iniciando no mundo SAP

Um incentivo aos futuros consultores, ou aos que estão iniciando no mundo SAP

Durante os últimos quase seis anos, venho trabalhando constantemente na área de Consultoria em SAP.

Tive o prazer e a oportunidade de conhecer SAP e até hoje, dia após dia, sempre tenho a chance de aprender coisas novas, e isso me faz muito feliz e sinto-me extremamente realizado profissionalmente.

Eu sou uma pessoa movida a desafios, e SAP para mim é uma fonte inesgotável de informação, conhecimento, aprendizado e principalmente de desafios.

Conhecer SAP não é tão complicado, basta que a pessoa se esforce, busque, pesquise e naturalmente ela estará aprendendo. Mas nesta jornada, creio que o mais complicado mesmo é conhecer os processos.

Quando uma pessoa estuda SAP já conhecendo os processos, costumo dizer que a é muito mais simples absorver o Sistema, pois ela põe em prática tudo que ela experimentou um dia em sua vida profissional.

Comigo foi exatamente desta maneira.

Eu sou originalmente formado na área de Construção Civil, trabalhei sete anos nesta área em um setor de Projetos, Manutenção e Obras Civis.

Era um setor muito dinâmico, pois eu participava de projetos complexos e extensos, passando pelas principais etapas:

  • Levantamento de Necessidades de Clientes Internos ou Externos.
    • Nesta etapa, fazíamos diversas reuniões de levantamentos com o cliente para absorver suas necessidades. Identificávamos o que era possível, imprescindível, funcional e não funcional fornecendo nosso parecer quanto ao futuro projeto.
  • Levantamento da Situação atual (quando era um prédio a ser reformado, por exemplo).
    • Evantamento era imprescindível, pois tínhamos que confirmar se as medidas que tínhamos nas plantas eram verdadeiras, evitando-se assim erros de projetos.
  • Preparação de Futuro Layout.
    • Baseando-se nas solicitações do nosso cliente e nas informações previamente levantadas in loco, era possível começar a desenhar a solução solicitada.
  • Aprovação de Futuro Layout.
    • Aqui, nos reuníamos com o cliente para adquirir sua aprovação final do Futuro Layout, ou obter qualquer informação extra que nos obrigasse a fazer ajustes finos a fim de apresentar uma nova versão de Futuro Layout.
  • Uma vez que o Futuro Layout era  aprovado, iniciávamos a fase de preparação dos Projetos Executivos e seus Memoriais Descritivos.
    • Nesta fase, eram preparados os seguintes Projetos Executivos: Executivo Arquitetônico, Elétrico, Hidráulico, Ar Condicionado, Redes de Computadores, CFTV, Som e imagem.
  • De posse de diversos Projetos, iniciávamos o Processo de Cotação com diversos Fornecedores.
  • Em seguida, criávamos os Mapas Comparativos e definíamos o(s) Fornecedor(es) que iria(m) executar a Obra.
  • Acompanhávamos toda a execução da Obta até sua última etapa, tentando garantir o prazo e a qualidade.
  • Em paralelo, comprávamos todos os equipamentos eletrônicos e mobiliários que iriam ser empregados no Edifício novo ou reformado.
  • Por fim, fazíamos uma grande inauguração na entrega das chaves ao nosso cliente.

A esta altura, você deve estar se perguntando, o que tudo isso tem a ver com SAP ?

Eu diria, que TUDO, absolutamente TUDO.

É apenas uma analogia, mas tudo isso que passei, me ajudou muito a aprender e entender o Sistema SAP.

Entendendo a Analogia:

Eu era de Civil, mas quando vim para TI, não tive dificuldade alguma em participar dos Projetos, pois as etapas eram muito parecidas.

Em Civil, você tem Clientes. Na Área SAP também.

Em Civil, você precisa levantar as Necessidades dos seus Clientes. Na Área SAP também.

Em Civil, você deve apresentar uma Proposta (Futuro Layout) do seu Projeto. Na Área SAP também.

Em Civil, é necessário preparar os Projetos Executivos. Na Área SAP, você precisa preparar o Business Blue Print.

Em Civil, você precisa criar Memoriais Descritivos. Na Área SAP, você terá que preparar Documentações de Parametrização, Especificações Funcionais, Business Process Procedure, Testes Unitários e Integrados.

Por fim, na Construção Civil, comemoramos a entrega das chaves. Na Área SAP, podemos chamar essa etapa de GO LIVE.

Por trabalhar com toda essa Logística, e por ter cursado Sistemas de Informação com ênfase em Logística, optei por trabalhar com o Módulo MM (Materials Management).

Desde então, continuo a trabalhar e estudar SAP de uma forma tão profunda que, hoje posso dizer que eu verdadeiramente acredito na ferramenta, pois dela gosto muito.

Por ter este imenso prazer de trabalhar com SAP, e por ter percebido ao longo destes anos, que não é fácil encontrar materiais didáticos referentes a SAP e a Negócios, decidi então criar este pequeno Site, com o objetivo de fornecer conteúdo para aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais da ferramenta, ou aqueles que estão pensando sem seguir esta área.

Aqueles que almejam alcançar um patamar maior em sua carreira Profissional, estes profissionais sabem que precisam conhecer Software de Gestão Empresarial, sabem que este conhecimento é um diferencial no currículo.

Vocês que estão aqui em busca deste conhecimento, saibam que de uma forma ou de outra, vocês estão apostando em vocês mesmos, logo, vocês estão apostando em um futuro promissor !




%d blogueiros gostam disto: