SAPRFC – Como Conectar-se ao SAP via WebServer usando SAPRFC – SAPxPHP

SAPRFC – Como Conectar-se ao SAP via WebServer usando SAPRFC – SAPxPHP

Sempre tive interesse em fazer um Servidor Web comunicar-se com um Servidor SAP, em busca de no mínimo alguns relatórios práticos e que fossem muito úteis em um ambiente Web.

Bom, depois de efetuar diversas pesquisas, descobri pelo menos duas formas básicas, porém bem difundidas:

  • SAPConnector e
  • SAPRFC

A primeira, ainda não cheguei a testar, mas a segunda, consegui testar e devo dizer que fiquei muito surpreso com o resultado.

SAPRFC é um módulo de Extensão open source para o PHP5, com o qual torna-se possível chamar Módulos de Funções no SAP, através de Linguagem PHP.

Imaginem as possibilidades, elas são inúmeras. Eis alguns exemplos:

  • Sua base de dados de clientes e fornecedores estão no SAP. Via aplicação Web é possível chamar uma RFC para disponibilizar um relatório de Clientes ou Fornecedores diretamente em seu Web Browser.
  • Consultar o saldo em estoque de materiais também pode ser considerada uma tarefa muito útil.
  • Extrair relatórios de Ordens de Vendas ou Pedidos de Compras também são bons exemplos.

Ou seja, com essa integração é possível efetuar diversas tarefas utilizando RFCs SAP e um Servidor Web. Eu diria que a imaginação é o único fator limitador.

Abaixo, um exemplo de Relatório de Fornecedores extraídos do SAP via RFC e Página Web, diretamente na tela de um celular:

Screenshot_2013-08-17-15-05-56

A única questão que eu não fui a fundo, é a respeito da possibilidade de se utilizar um usuário de comunicação (non dialogue) para fazer a conexão entre o Servidor Web e o Servidor SAP. Ou seja, vários usuários utilizando seus terminais podem acessar o SAP através de uma página Web, que por sua vez conta com apenas um usuário SAP. Em outras palavras, eu não saberia dizer ao certo se múltiplas conexões ao SAP com um único usuário (mesmo que de comunicação) é permitido ou não pela SAP.

Em todo caso, não deixa de ser um projeto interessante, pois esta ferramenta pode muito bem atender a necessidade daqueles que não podem (ou não querem) investir em uma tecnologia muito mais “pesada” e cara (porém muito mais completa) como SAP Portal.

Não estou querendo dizer que SAPRFC substitui plenamente SAP Portal (na verdade não há nem comparação), mas sim que pode ser uma alternativa extremamente leve, simples e quase a custo zero, por ser open source, podendo sim ser utilizada em pequenos requerimentos onde uma interface Web se faz necessária.

Quem quiser saber mais sobre o projeto, poderá visitar a seguinte página: http://saprfc.sourceforge.net/

Lá é possível encontrar toda a documentação e inclusive os arquivos necessários para configurar seu Servidor Web.

Abaixo, um vídeo onde demonstro rapidamente como configurar um Servidor Web incluindo esta ferramenta, com direito a alguns testes de conexão ao SAP e a execução de relatório.

Gostaria de tentar você mesmo ?

Basta efetuar o Download do Pacote SAP x PHP aqui:

Bom, é isso aí !

Vejo vocês na próxima e espero que gostem!

%d blogueiros gostam disto: