SAP MM – Remessa para Industrialização / Controle de Estoque em Poder de Terceiros – 180 Dias

SAP MM – Remessa para Industrialização / Controle de Estoque em Poder de Terceiros – 180 Dias

Muitas empresas utilizam constantemente o Processo de Subcontratação, pois é muito comum recorrer a empresas especializadas para efetuar parte do Processo de Industrialização de Produtos.

Neste cenário, a empresa interessada em contratar serviços de subcontratação, precisa encaminhar seus insumos ou componentes ao fornecedor subcontratado para que o mesmo inicie seu Processo de Industrialização.

É neste âmbito que entram algumas observações importantes:

Remessa para Industrialização é a operação pela qual determinado estabelecimento (autor da encomenda ou encomendante) remete insumos para outro estabelecimento (industrializador) para que este execute a operação.

Fica suspensa a exigibilidade do imposto nas operações internas e interestaduais, na saída de qualquer mercadoria para industrialização desde que retorne ao estabelecimento de origem, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de saída, conforme artigo 27, inciso I, do Anexo 2 do Regulamento do ICMS/2001.

O prazo poderá ser prorrogado uma vez pelo Gerente Regional da Fazenda Estadual, por igual período, mediante requerimento fundamentado do contribuinte.

Muita gente então faz a seguinte pergunta: “Qual seria a melhor maneira, dentro do SAP, de se controlar o Saldo em Estoque de Materiais em Poder de Terceiros / Fornecedor Subcontratado, evitando-se que o prazo de 180 dias, previsto por Lei, seja ultrapassado ?”

Eu diria que até o momento, a SAP não disponibilizou nenhuma ferramenta Standard para atender esta demanda, pelo menos eu a desconheço, o que leva aos Gestores de Estoque e Área Fiscal utilizarem soluções caseiras, como Excel, Access, etc na tentativa de atender esta importante necessidade.

Pensando neste cenário, desenvolvemos um Relatório de Controle de Componentes, ou Insumos em Poder de Terceiros que realiza muito bem esta tarefa, e melhor, funciona diretamente no SAP sem a necessidade de se trabalhar com sistemas legados.

O relatório poderá ser executado sempre que necessário pelas áreas interessadas em saber os níveis de estoque em poder do fornecedor subcontratado, bem como a quantidade de dias que os materiais se encontram nas dependências do mesmo.

Assim, é possível tomar as medidas necessárias para trazer o material de volta à empresa ou programar o consumo imediato de tais insumos junto ao fornecedor subcontratado antes que o prazo de 180 dias seja ultrapassado.

Outra forma de trabalhar, a qual eu julgo muito prática, é criar um job diário com a opção de listar somente os materiais que estão próximos do prazo de 180 dias. Se o sistema encontrar materiais em tal situação, um email dentro do próprio SAP, estilo workflow (ou se preferir fora do SAP), será enviado ao Gestor de Estoques, Gestor da Área Fiscal, ou qualquer outro responsável pré-definido no momento da criação do job, com a listagem dos materiais que estão próximos do prazo de 180 dias.

Se nenhum material for encontrado, então nenhum email é enviado, evitando-se desnecessárias mensagens sem conteúdo.

Para dar tempo hábil à tomada de decisões, foi parametrizado um prazo default  de 10 dias (entre 170 e 180 dias). Ou seja, quando um material estiver dentro deste intervalo, seu status será “Prazo Vencendo”.  Trata-se de um sinalizador para que uma ação seja executada o quanto antes.

Este relatório também serve para mapear materiais que por alguma razão se perderam no estoque do fornecedor subcontratado. É comum sobras de pequenos lotes ficarem eternamente em tal situação. Contudo, cria-se a possibilidade do Gestor de Estoques fazer um inventário físico em poder de terceiros eliminando as diferenças.

Ou seja, as aplicações são inúmeras !

Bom, basicamente é isso!

Abaixo, um vídeo mostrando o relatório em pleno funcionamento (para uma melhor visualização, altere a qualidade para HD e maximize a tela de exibição do vídeo):

Quem tiver interesse em adquirir este relatório, basta acessar o link:

http://www.natsolutions.com.br/loja/sap-aplicativos/18-relatorio-de-controle-de-componentes-180-dias.html

Obrigado e até a próxima!

%d blogueiros gostam disto: