SAP MM – Nova Versão do Relatório de Controle de Componentes – 180 dias – Processo de Subcontratação

SAP MM – Nova Versão do Relatório de Controle de Componentes – 180 dias – Processo de Subcontratação

Foi disponibilizada hoje a mais Nova Versão do Relatório de Controle de Componentes – 180 dias – Processo de Subcontratação.

Atendendo a algumas solicitações, decidimos implementar diversas melhorias no Relatório de Controle de Componentes / Insumos em Poder de Terceiros, provenientes do Processo de Subcontratação.

Para quem não conhece o Processo e a necessidade de se controlar o Prazo Máximo estabelecido por lei de 180 dias, poderá encontrar maiores detalhes no post anterior.

Abaixo, uma breve descrição sobre as novidades da versão:

Novas Funcionalidades:

  • Controle de Notas Fiscais de Envio e Retorno
  • Três Tipos de Relatórios Integrados:

> Saldo em Poder de Terceiros

> Sintético (Baseado em Remessas, Saldo e Status)

> Analítico (Completo, Baseado em Remessas e Retornos)

  • Utilização de ícones para um melhor Entendimento Visual
  • Amarração de Processos por Pedidos de Compras
  • Hot Spots para Rápida Navegabilidade entre Pedidos, Materiais e NFe
  • Contempla Movimentos Específicos do Processo

Funcionamento dos Relatórios:

O primeiro Relatório Disponível é o de Saldo em Poder de Terceiros, o qual trará todas as quantidades enviadas aos Fornecedores Subcontratados, independentemente da Data de Lançamento.

O Segundo Relatório é baseado nas Remessas enviadas aos Fornecedores Subcontratados. Controla as quantidades enviadas e recebidas, bem como a quantidade de dias que os materiais estão em Poder de Terceiros, e seus devidos Status, a saber:

  • Materiais com Prazo OK – São os que estão abaixo de 180 dias
  • Materiais com Prazo Vencendo – Também estão abaixo de 180 dias, mas são tratados como pontos de atenção a partir do número de dias de antecedência de aviso definidos pelo usuário
  • Materiais com Prazo Vencido – São materiais que ultrapassaram o prazo previsto legal de 180 dias

Dos três relatórios, este é o único que efetivamente apresenta o Status de Cada material em Poder de Terceiro, o que é considerado vital para tomada de decisões. Em suma, é um dos relatórios mais importantes.

O Terceiro Relatório é mais completo, pois baseia-se nas Remessas enviadas aos Fornecedores Subcontratados e em suas Devoluções (Retornos).

Com ele, é possível verificar o sentido do movimento das mercadorias, data de emissão da Nota Fiscal (será considerada a data do documento de material se não for encontrada nenhuma Nota Fiscal relacionada ao Processo), Saldo Atual em Poder de Terceiros e o Pedido de Compras que originou o Processo (somente se o Sistema estiver devidamente preparado para mapear este campo).

Se o Sistema estiver preparado para mapear o número do Pedido de Compras, e mesmo assim forem apresentadas linhas sem o número do Pedido, este comportamento pode significar movimentos específicos, tais como: Ajustes de Inventário Físico ou Carga de Saldos iniciais.

Todos os três Relatórios estão preparados para serem enviados por email em formato Excel.

A idéia desta funcionalidade é possibilitar que um job seja configurado, o qual poderá ser executado periodicamente, enviando cada tipo de relatório aos responsáveis pelos Saldos Disponíveis em Poder de Terceiros.

Exemplo:

  • Área Fiscal deseja receber emails de aviso somente 15 dias antes que um determinado material alcance o prazo de180 dias em Poder de Terceiros
  • Área de Materiais deseja apenas acompanhar os Saldos em poder de terceiros semanalmente
  • Área de Processos e Logística desejam acompanhar as Remessas e os Retornos, bem como o Saldo Atual em Poder de Terceiros

Quem tiver interesse, poderá verificar maiores detalhes na apresentação abaixo, a qual contempla diversas imagens do novo Relatório:

Veja também o nosso Vídeo de Demonstração abaixo:

Para maiores informações, acesse a nossa Loja

Abaixo, material de treinamento:

%d blogueiros gostam disto: