SAP MM – Mini Curso – Utilização de Códigos de Impostos IVA – PO x MIRO

SAP MM – Mini Curso – Utilização de Códigos de Impostos IVA – PO x MIRO

Não é preciso esconder de ninguém que em determinadas Empresas existe uma certa dificuldade entre as áreas de Compras e Fiscal devido à responsabilidade na aplicação correta do Código IVA no Pedido de Compras.

Sendo bem específico:

Alguns compradores não se importam em indicar o Código IVA correto no Pedido de Compras, transferindo toda responsabilidade à área Fiscal, que acaba revendo linha a linha do Pedido de Compra antes de efetuar a MIRO.

Em muitas Empresas, a área Fiscal acaba revisando o Pedido no momento da MIRO para evitar que o processo pare (principalmente em época de Fechamento), mas entra em um ciclo vicioso e não percebe que tal atividade está impactando diretamente em sua performance.

Não se trata de uma crítica à área de Compras, simplesmente por realmente existir um ponto de discussão neste contexto, pois muitos acreditam que Compras realmente não precisa conhecer os impostos a serem aplicados no Pedido, em contrapartida, muitos afirmam que é importante sim o Comprador conhecer os impostos que se aplicam em uma negociação / aquisição.

No meu ponto de vista, eu sou a favor que o Comprador expanda seus horizontes e adquira sim um conhecimento básico de tributação. Ele não precisa se tornar um tributarista, mas seria muito interessante conhecer os conceitos básicos e os impostos mais comuns de seu dia a dia, afinal, conhecimento nunca é demais, e de certa forma este conhecimento pode ser um diferencial ao longo de sua carreira.

Trabalhei em algumas Empresas que resolveram solucionar este problema, fornecendo um treinamento rápido e simples à Área de Compras, ensinando os Compradores a real importância de se usar o Código IVA corretamente no momento de criar o Pedido de Compras.

Em muitos casos, eu fui o responsável por este treinamento, em outros a própria área Fiscal ministrou o treinamento, e como foi um grande sucesso e propagou a paz entre ambos departamentos que estavam em pé de guerra (em alguns casos, o Departamento Fiscal devolvia as Notas ao Departamento de Compras para que o Pedido fosse ajustado com o IVA correto), resolvi então criar este mini treinamento, o qual aborda e demonstra os principais aspectos da utilização correta do Código IVA.

Em alguns casos, foram criadas tabelinhas auxiliares aos Compradores, que identificavam o tipo de negociação x o que estava sendo comprado,  facilitando a escolha do Código IVA a ser utilizado no Pedido de Compras, como se fosse uma “cola” para rápida consulta.

Com isso, reduziu-se e muito o trabalho da Área Fiscal, que simplesmente passou a confirmar que a escolha do Departamento de Compras foi correta, ao indicar o Código de Imposto adequado no Pedido de Compras. Ou seja, a Área Fiscal deixou de alterar linha a linha os Códigos de Impostos na MIRO e passou somente a checar se os impostos estavam corretos nas Notas Fiscais, representando a melhora instantânea na performance de ambos Departamentos.

Eu chamo isso de compromisso mútuo e seriedade no trabalho, representando um ganho para a Empresa como um todo.

Sobre o mini Curso.

A quem se destina:

  • Compradores que gostariam de entender melhor o funcionamento dos Códigos IVA nos Pedidos de Compras
  • Analistas Fiscais que gostariam de rever alguns Conceitos dos Códigos IVAS provenientes dos Pedidos de Compras

Dividimos este Curso em cinco etapas:

  • Compra de Materiais de Uso e Consumo (Impostos não dedutíveis)
  • Compra de Materiais de Uso e Consumo – Redução de Base/Alíquota
  • Compra de Materiais para Industrialização / Revenda (Impostos dedutíveis)
  • Compra de Materiais para Industrialização / Revenda (Impostos dedutíveis) – Redução de Base/Alíquota
  • Como Criar IVAS – Configuração do Sistema (Para Consultores SAP MM)

Etapa 01 – Compra de Materiais de Uso e Consumo (Impostos não dedutíveis)

 Esta já está pronta e contempla os seguintes Códigos IVAS a serem estudados:

  • C0 – Consumo sem Impostos
  • C1 – Consumo: Apenas ICMS (dentro do Estado)
  • C1 – Consumo: Apenas ICMS (fora do Estado – DIFAL)
  • C3 – Consumo: ICMS+compl ICMS+IPI
  • C5 – Consumo: Somente IPI

Etapa 02 – Compra de Materiais de Uso e Consumo – Redução de Base/Alíquota de ICMS / IPI

Exemplos de Possibilidades:

  • Redução de Alíquota ou Base de ICMS/IPI por NCM
  • Redução de Alíquota ou Base de ICMS/IPI por Fornecedor
  • Redução de Alíquota ou Base de ICMS/IPI por Material
  • Redução de Alíquota ou Base de ICMS/IPI por Fornecedor + Material

Etapa 03 – Compra de Materiais Para Industrialização / Revenda (Impostos dedutíveis)

 Esta também já está pronta e contempla os seguintes Códigos IVAS a serem estudados:

  • I0 – Industrialização sem Impostos
  • I1 – Industrialização: Apenas ICMS
  • I3 – Industrialização: ICMS+IPI+PIS+COFINS
  • I5 – Industrialização: Somente IPI
  • I6 – Revenda: ICMS (com crédito) + IPI (sem crédito)

Abaixo, disponibilizo os três primeiros vídeos que fazem parte do treinamento (pra falar a verdade, ainda não gravei o resto do treinamento, mas atualizarei este post assim que finalizar).

Parte 01:

Parte 02:

Parte 03:

Parte 04 e 05

Você encontra as Partes 04 e 05 em nossas Vídeo Aulas Exclusivas:

http://www.natsolutions.com.br/loja/22-sap-mm

Por fim, atendendo a inúmeros pedidos (inclusive daqueles que não conhecem a palavra “obrigado”, e eu explico: antes, eu enviava a planilha por email para aqueles que pediam. De 10, apenas 1 dava um feedback ou agradecia…que beleza de estatística, não é mesmo?), decidi disponibilizar o arquivo eletrônico apresentado nas Vídeo Aulas, o qual utilizo para efetuar os cálculos de valor líquido dos produtos.

Não o disponibilizei antes, pois não acho justo distribuir algo que eu não criei. De fato, não sei quem é o autor, lembro apenas que um amigo meu, chamado João Gaspar, compartilhou comigo (na época em que eu era protótipo de Júnior) e a ele e ao criador deste arquivo, fica aqui o meu muito obrigado.

%d blogueiros gostam disto: