SAP MM – Mestre de Fornecedores

SAP MM – Mestre de Fornecedores

Mestre de Fornecedores ou Vendor Master Records é responsável pela base de dados onde se encontram os Cadastros de Fornecedores.

Assim como o Cadastro de Materiais, a Empresa deverá decidir qual Modelo de Cadastro a mesma deverá adotar:

  • Forma Centralizada
    • Quando apenas um Setor ou Departamento fica responsável pelo cadastro de TODOS OS DEPARTAMENTOSl, fornecendo: Dados Gerais do Fornecedor, Dados Gerais de Compras e Dados Gerais de Contabilidade. A Forma Centralizada utiliza as Transações XK01, XK02 e XK03 para Criar, Alterar e Exibir o Cadastro de Fornecedores.
  • Forma Descentralizada
    • Quando todos os Setores ou Departamentos ficam responsáveis pelo cadastro dos Departamentos do Cadastro de Fornecedores. Ou seja, trata-se de um cadastro sequencial, em que cada Departamento fornece os dados de seu domínio. Por exemplo: Um novo Fornecedor é criado e complementado paulatinamente pelas áreas de: Contabilidade e Compras. A Forma Descentralizada utiliza as Transações: FK01, FK02 e FK03 para Criar, Alterar e Exibir o Cadastro de Fornecedores do ponto de Vista Contábil e as Transações MK01, MK02 e MK03 para Criar, Alterar e Exibir o Cadastro de Fornecedores do ponto de Vista de Compras.

vendor

Neste Capítulo, serão apresentadas as etapas principais para se efetuar o Cadastro de Fornecedores, sendo considerado Grupo de Contas (Accounting Group) de Fornecedores Nacionais.

O Grupo de Contas de Fornecedores possui três controles, mas no momento, o mais importante a ser ressaltado é o Controle de Campos. Por exemplo, Fornecedores Internacionais não possuem CNPJ e Inscrição Estadual, ao passo que estes campos são obrigatórios para Fornecedores Nacionais. Para se colocar em prática esses conceitos, é necessário criar um Grupo de Contas para Fornecedores Nacionais e outro para Fornecedores Internacionais, dessa forma, ao se cadastrar um Fornecedor Internacional, o usuário não visualizará esses campos (campos ocultos) ao passo que ao cadastrar um Fornecedor Nacional, o usuário é obrigado a preencher esses campos (campos obrigatórios).

Além do Controle de Campos, o Grupo de Contas controla:

  • Intervalo de Numeração
  • Se o Fornecedor possui ou não Tipo de Conta Ocasional (One Time Vendor)

Saiba mais em:

http://www.natsolutions.com.br/sap-training/9-video-aula-cadastro-de-fornecedores.html

http://www.natsolutions.com.br/sap-training/9-video-aula-cadastro-de-fornecedores.html

 

%d blogueiros gostam disto: