SAP MM – LOF (Lista de Opções de Fornecimento)

SAP MM – LOF (Lista de Opções de Fornecimento)

Lista de Opções de Fornecimento também é uma das ferramentas mais importantes para o Processo de Compras, a qual trabalha em conjunto com Registro INFO de Compras. De fato, o Registro INFO é um dos pré-requisitos para se criar uma LOF. Através deste cadastro que informações imprescindíveis são armazenadas, tais como:

  • Prazo de Validade da Opção de Fornecedor
  • Centro e Organização a qual a LOF pertence
  • Número de Contrato
  • Centro Fornecedor
  • Qualificação da LOF
  • Relevância MRP

Cada uma dessas informações possuem funções importantes, descritas a seguir:

Prazo de Validade da Opção de Fornecedor
Em uma LOF é possível indicar diversos Fornecedores inclusive a data de validade em que os mesmos poderão ser considerados como Fontes de Suprimento.

Centro e Organização de Compras
A LOF é mantida basicamente a nível de Material e Centro. Para uma mesma LOF é possível indicar diferentes Fornecedores para diferentes Organizações de Compras (Caso o Centro seja Configurado para possuir mais de uma Organização de Compras). Essa funcionalidade possibilita criar uma LOF mais abrangente.

Número de Contrato
Com esta funcionalidade, um Contrato poderá ser considerado durante a Determinação de Fonte de Suprimento e também durante o Processo de Criação Automática de Requisição de Compras durante a Rodada de MRP.

Centro Fornecedor
Esta informação é muito utilizada nos Processos de Criação de Requisições de Transferências entre Centros. Com ela, o Sistema cria a Requisição de Transferência indicando o Centro Fornecedor do Material.

Qualificação da LOF
Basicamente, poderá ser Bloqueado (quando se deseja bloquear determinado Fornecedor na LOF, neste caso o Sistema passa a desconsideral o Fornecedor macado como Bloqueado) ou Fixo (quando se deseja cadastrar um Fornecedor como preferencial, neste caso o Sistema sempre sugerirá o Fornecedor marcado como Fixo).

Relevância MRP
Esta informação faz com que o Sistema considera o Fornecedor pertencente à LOF como Relevante durante a Rodada de MRP. A Relevância MRP em conjunto com Fornecedor Fixo faz com que o Sistema crie Requisições de Compras automaticamente com indicação de uma Fonte de Suprimento, ou seja, a Requisição de Compras é criada com um Fornecedor indicado.

 

A LOF é realmente uma ferramenta poderosa em vários âmbitos, basta saber explorá-la.

Saiba mais em:

http://www.natsolutions.com.br/sap-e-books/23-apostila-bpp-lof-lista-de-opcoes-de-fornecimento.html

%d blogueiros gostam disto: