SAP BASIS / ABAP – Como Exportar e Importar uma Change Request Externa

SAP BASIS / ABAP – Como Exportar e Importar uma Change Request Externa

Imagine o seguinte cenário:

Você trabalha em uma Empresa que contratou Serviços de Consultoria para a criação de um novo Relatório, ou uma nova Solução específica para sua Empresa.

Geralmente, o cenário mais comum, dependendo do que está sendo desenvolvido, é a Consultoria trabalhar diretamente no Ambiente do Cliente (no caso a sua Empresa), seja presencialmente ou remotamente.

Portanto, considere um cenário diferente dos acima mencionados.

Esta Consultoria desenvolveu por si só, em seu ambiente próprio, uma nova Solução que muito interessa a sua Empresa. Neste caso, não houve desenvolvimento diretamente em seu ambiente, e sim no da Consultoria.

Supondo agora que você deseja adquirir este novo desenvolvimento e importá-lo ao ambiente de sua Empresa, como proceder ?

Eu diria que há basicamente duas maneiras simples:

  • A Consultoria fornece todos os códigos fontes, descritivos dos objetos criados, como Classe de Desenvolvimento, Classe de Textos e mensagens, bem como suas Traduções, juntamente com as Especificações Técnicas e Funcionais. Eu diria que desta forma, funciona perfeitamente, porém pode-se dizer que haverá um certo esforço para importar todos os objetos adequadamente, tomando um certo tempo, dependendo, é claro, do tamanho do desenvolvimento.
  • A Consultoria fornece todos os objetos do Desenvolvimento em uma Simples Request Externa, juntamente com toda a documentação pertencente ao Projeto (Especificações Técnicas e Funcionais).  Esta forma também funciona perfeitamente, porém há uma certa vantagem quando comparada com a anterior: o esforço para importar todos os objetos é muito menor e mais rápido.

Gravei mais um vídeo onde demonstro passo a passo todos os procedimentos para exportar uma Request Externa (fazendo as vezes de uma Consultoria) e para importá-la em outro ambiente (fazendo o papel da Empresa que adquiriu o Desenvolvimento).

Para testes, foram utilizados dois ambientes:

  • SAP EHP4, onde o “Projeto” foi desenvolvido
  • SAP R/3 ver. 4.7, onde o “Projeto” foi importado
  • “Projeto” no caso, foi um dos primeiros programas ABAP que desenvolvi (por diversão), quando estava aprendendo. Trata-se de um Sistema muito Simples de envio de Mensagens dentro do Próprio SAP.

Quem quiser fazer um teste de importação de Request Externa, em um ambiente SAND BOX, poderá fazer o download dos arquivos pertencentes à Request Externa aqui:

 No vídeo, faltou explicar o seguinte: Depois que você importar a Request Externa e avaliar o seu conteúdo em seu ambiente de Desenvolvimento, caso queira prosseguir com o Transporte aos Ambientes de Testes e Produtivos, você deverá criar uma nova Change Request em seu ambiente, encapsulando a Change Request Externa, para que a mesma siga corretamente a nomenclatura de Requests do seu ambiente, bem como percorra adequadamente a fila de transporte do ambiente de sua Empresa (Sistema de Destino Conhecido).

Para assistir ao vídeo, basta apertar o “play” (e claro, ter acesso ao Youtube). Não esqueça de configurar como HD, pois a tela do SAP é melhor visualizada na máxima resolução.

 

%d blogueiros gostam disto: