SAP MM – Localização Brasil – Processo de Entrega Futura

SAP MM – Localização Brasil – Processo de Entrega Futura

O Processo de Entrega Futura, basicamente se define pelo seu próprio nome. Trata-se de uma compra estratégica, quando se quer aproveitar o bom preço ofertado pelo Fornecedor, em um dado momento por exemplo, porém a Planta que está adquirindo os materiais não possui espaço suficiente para armazenar os produtos imediatamente adquiridos.

Dessa forma, efetua-se a compra / aquisição dos materiais, com possibilidade de recebê-los futuramente.

Basicamente, o Fluxo do Processo percorre as seguintes Etapas:

  • Criar Pedido de Compras de Entrega Futura
    • Nesta Etapa, o usuário deverá remover o Flag de “Entrada de Faturas baseada na Entrada de Mercadorias” na pasta Fatura do Pedido de Compras. Esta atividade garante a possibilidade de Processar a MIRO ANTES da MIGO.
  • Efetuar o Recebimento da Fatura do Fornecedor
    • Por se tratar de Entrega Futura, subentende-se que o Produto deverá ser pago ANTES de seu recebimento, por isso é vital processar a MIRO antes da MIGO. Nesta etapa, o usuário deverá entrar à mão as quantidades e o valor líquido dos itens durante o processamento da MIRO.
  • Efetuar o Recebimento das Mercadorias + Nota Fiscal de Remessa
    • Nesta Etapa, subentende-se que o prazo de armazenagem no Fornecedor expirou, ou a Planta solicitou ao Fornecedor que o mesmo encaminhasse os produtos. Na MIGO, o usuário deverá indicar Tipo de Movimento 801 e indicar o Código de Imposto referente ao Processo. Também será possível processar a Nota Fiscal de Remessa dos Materiais provenientes do Fornecedor. Conforme mencionado anteriormente, estes Produtos já foram devidamente pagos, o que é feito agora é somente a alimentação de Saldos em Estoque e Registro de Livros Fiscais de Entrada de Mercadorias.
  • Verificar Livros Fiscais
    • Não se trata de um Processo muito longo, pelo contrário, é até relativamente simples, pois é similar ao Processo de Compras normal, porém com a ordem entre a MIGO e a MIRO invertida.

Esta é uma breve descrição do Funcionamento do Processo de Entrega Futura. A seguir, será possível checar o Fluxo do Processo completo, basta efetuar o download do arquivo abaixo:

É importante ressaltar que cada Empresa possui sua forma de efetuar seus Lançamentos Contábeis e Tributações perante a Lei. Caso tenha alguma dúvida de como proceder, procure as áreas Fiscais e Contábeis de sua Empresa.

Para saber mais sobre este cenário, acesse:

http://www.natsolutions.com.br/index.php/categorias/sap-e-books/mm-procedimentos/apostila-bpp-processo-de-entrega-futura-detalhe

%d blogueiros gostam disto: