Demonstração: SAP MM – Determinação Automática de Lotes – FIFO/FEFO

Demonstração: SAP MM – Determinação Automática de Lotes – FIFO/FEFO

Olás,

Hoje, eu gostaria de postar um vídeo que demonstra claramente como se comporta o SAP, ou melhor, como funciona a Determinação Automática de Lotes, utilizando uma das modalidades: FIFO ou FEFO.

Mas antes de mais nada, para aqueles que não estão habituados com o FIFO ou o FEFO, precisam entender que são modalidades, ou formas de se Administrar o Estoque de uma Empresa.

FIFO significa: First in First Out, ou o Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai. Ou seja, o primeiro lote de um determinado material que foi comprado e armazenado, será o primeiro a sair, seja pelo seu consumo ou revenda. Neste cenários, os primeiros lotes que entraram no estoque são priorizados no momento de seu consumo.

FEFO significa: First Expires First Out, ou o Primeiro que Expira é o Primeiro que Sai. A forma de se tratar é bem parecida com o anterior, entretanto prioriza-se o consumo ou a baixa dos materiais que terão seus prazos de validade mais próximos de seus vencimentos.

Ambas estratégias são bem interessantes, ainda mais se forem automáticas. O Sistema propõe, dependendo da Estratégia adotada pela Empresa, qual Lote deverá ser consumido.

Só o fato do usuário não ter que ficar procurando na MMBE o Saldo em Estoque disponível, copiando e colando o nome do lote para efetuar seu consumo, já representa grande ganho de performance. Melhor ainda, se essa automação for complementada com uma “pitada” de critério, que seria realmente o caso da escolha mais adequada do lote a ser consumido.

O melhor de tudo, esta implementação e comportamento do sistema são baseados em configurações standard do SAP, ou seja, dependendo do cenário da Empresa, não se faz necessário desenvolvimentos complexos.

Bom, é isso aí.

Para aqueles que ficaram interessados e gostariam de ver todas essas funcionalidades em ação… não percam tempo e assistam logo o vídeo!

%d blogueiros gostam disto: