Como Instalar um Sistema Operacional em uma Máquina Virtual

Como Instalar um Sistema Operacional em uma Máquina Virtual

Antigamente, pelo menos no mundo da tecnologia, 10 anos podem ser considerados como “antigamente”, para que eu pudesse testar um novo Sistema Operacional, tal como o Linux que bombou como febre naquela época, era necessário pelo menos ter um computador sobressalente, o que para mim era muito complicado, pois tudo era muito caro, ou ter um HD sobressalente, que também era caro, ou então, para aqueles que não tinham muitos recursos (meu caso!) era necessário criar uma nova partição no HD principal do computador que era utilizado no dia a dia.

O resultado, nem sempre era o esperado, pois não eram raras as vezes em que eu me atrapalhava com as partições e acabava perdendo todo o conteúdo, sorte que eu sempre fazia backup de tudo para não correr o risco de perder meus dados.

Era tudo muito trabalhoso, mesmo assim, era muito gostoso poder explorar o funcionamento de um novo Sistema Operacional.

Hoje em dia, as coisas mudaram. Os equipamentos já não são tão caros como antigamente, possibilitando que um aficionado tenha pelo menos dois computadores (geralmente um novo e um mais antigo… ou se o cara tiver grana, dois ou três novinhos em folha!), mas se sobram recursos, o que falta agora é tempo e espaço !

Para solucionar estes problemas, é possível utilizar um software chamado VMware Player.

Esta ferramenta é no mínimo poderosa, pois te dá a possibilidade de executar um computador virtual (o que chamamos de Máquina Virtual) dentro de um computador real. Dessa forma, você tem a possibilidade de criar uma máquina virtual para infinitas possibilidades, tais como:

  • Servidor Web
  • Laboratório para Linguagens PHP + MySQL
  • Máquina para jogos antigos (que não exigem muitos recursos) que rodam em Windows 95/98
  • Máquina de Testes em ambiente Linux
  • Máquina de Testes em ambiente MAC, como o OS X Lion
  • Etc

O melhor de tudo é que você pode transportar todas essas máquinas em um HD externo, pois na verdade não passam de alguns arquivos de alguns Gigabytes.

Para efetuar backup das mesmas, basta copiar seus arquivos em mídias diferentes e tudo estará resolvido.

Resumindo, é só alegria!

Atualmente, muitas empresas usam Servidores virtuais para pequenas operações no dia a dia, como um Servidor de Intranet.

Há também empresas especializadas em Virtualização na Nuvem, ou seja, elas disponibilizam um Servidor Virtual dentro de um Servidor bem “Parrudo”, ou Potente o suficiente para hospedar mais de 3 Servidores Virtuais. Ou seja, contratando este serviço, você tem acesso ao seu Servidor Virtual diretamente na Internet, sem ter que se preocupar em ficar carregando ele para cima e para baixo em seu HD externo.

Para entender um pouco mais como funciona uma Máquina Virtual, decidi disponibilizar aqui um vídeo que demonstra como instalar o Sistema Operacional Linux Ubuntu 13.04 em uma Máquina Virtual – VMware.

Para executar esta tarefa, vocês vão precisar de pelo menos:

Bom, basicamente é isso.

Assista o vídeo e não deixe de tentar criar sua própria Máquina Virtual.

Boa sorte!

 

%d blogueiros gostam disto: