Acessando o SAP no IPAD 2 ou IPHONE

Acessando o SAP no IPAD 2 ou IPHONE

Todos sabem que o que está na moda agora é a utilização de Tablets, estou certo ?

Versáteis, portáteis e principalmente poderosos, esses brinquedinhos estão fazendo a alegria de muita gente (inclusive a minha ! :)).
São inúmeros aplicativos no mercado, dentre eles se destacam jogos de primeira qualidade, browsers para navegação na internet, aplicativos que auxiliam na organização do usuário, gerenciadores de fotos, músicas e softwares de redes sociais… Além de muito, mas muito mais softwares ou aplicativos que são facilmente encontradas no mercado.

Mas, será que estes aparelhinhos são úteis também no mundo Corporativo ?
A resposta é SIM!!

Fiz um teste nesta semana com um IPAD 2 (que belezinha !), e o objetivo era acessar o SAP e verificar como é o comportamento do software no Tablet.
O resultado ? Confira a seguir:

Utilizando um SAP GUI baseado em HTML

Na Apple Store Norte Americana (eis o link) é possível localizar um pequeno e barato software chamado SAPPLAPP.
Este software possibilita configurar as Entradas no SAP no seu Tablet:

É bem simples, basta indicar as seguintes informações:
•    Endereço IP do Servidor SAP. Poderá ser o nome do host ou o próprio endereço físico;
•    A Porta de conexão (em geral, deverá ser 8000);
•    O Client ou Mandante em que se efetuará Logon;
•    O nome do usuário;
•    A senha;
•    E o idioma de Logon.

Vale lembrar que esta ferramenta não faz milagres, pois não possui todas as funcionalidades que um SAP GUI 7.20 possui, por exemplo, mas certamente oferece vantagens no processo de inicialização do usuário ao ambiente SAP, pois economiza tempo com as informações acima descritas gravadas no aplicativo.

Depois que as informações são gravadas, será exibida uma lista com todas as possíveis entradas cadastradas no software:

No caso aqui, há apenas uma entrada.
Em seguida, é possível logar no ambiente desejado:

 

Navegando pelo SAP

Bom, uma vez que o usuário efetua Logon, é possível visualizar a tela do SAP:

Sim este é o menu padrão do SAP. Apesar do Sistema deixar o usuário navegar normalmente, não pude acessar as transações pelo caminho do Easy Access (não sei se é bug do programinha):

Tive que digitar o código da transação desejada (double click na tela acaba acionando o Zoom), no caso foi a transação ME23N (visualizar Pedido de Compras):

 

Em seguida, decidi executar um relatório de materiais, via MM60:

Nota-se que o teclado virtual é bem confortável e as informações são bem visíveis na tela do IPAD 2.

Um relatório ALV é exibido normalmente, como se fosse na tela de um Computador normal.


Para checar o restante das informações, bastou deslizar a página para o lado esquerdo com apenas um dedo:

Outros relatórios puderam ser checados, como por exemplo, status de Jobs (SE37):

Eu já havia executado essa ferramenta no IPHONE 3G (sim, aquele antigão) e não tinha gostado muito, pois a tela era muito pequena obrigando-me a executar muitos comandos de zoom in e zoom out, e a velocidade de processamento deixava muito a desejar, mas agora… sinceramente, fiquei muito surpreso com a performance do IPAD 2. Os dados são exibidos quase que instantaneamente (claro, dependendo da tarefa a ser executada e da largura da banda 3G ou Wi-fi disponível), as ícones, os textos e as imagens são muito bem definidas garantindo uma grande nitidez e fácil interpretação com uma tela maior que o IPAD 2 oferece.

O resultado disso tudo é: Flexibilidade e Mobilidade ao extremo !

Sim, imagine as possibilidades:
Um Pedido de Compras precisa ser aprovado urgentemente por um Gestor que está em um aeroporto pronto para viajar. Em poucos segundos ele poderá logar no SAP via IPAD acessar o Pedido e Liberá-lo sem grandes dificuldades.
Outro exemplo ? Aqui vai: Há um job no SAP que roda a cada hora. Este job é responsável por checar o status das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas pela Empresa. Por alguma razão este job foi cancelado ou está com erro. O administrador do Sistema não precisa de um Notebook para acessar o Sistema e reinicializar o job.

Navegando pelo SAP sem o SAP GUI

Sim, sim, sim… é possível acessar o SAP usando seu IPAD sem precisar do programa anteriormente mencionado. O motivo é que este programa usa uma interface HTML (web) para acessar o SAP e se é web, então significa que se eu souber o endereço correto e a porta eu poderia acessar o SAP via navegador web, correto ? Sim, correto !

A parte chata é ter que entrar com todos os dados para se efetuar o Logon, o que é desnecessário se você usar o SAPPLAPP.

Mas atenção, não basta comprar o programa mencionado para sair acessando o SAP com seu IPAD, antes é necessário fazer alguns ajustes no Servidor SAP, os quais habilitarão uma funcionalidade chamada ITS, que possibilita esta funcionalidade.

Há uma outra forma de acessa o SAP via IPAD, utilizando o CITRIX. Fiz um teste também e infelizmente não gostei muito da velocidade de processamento… muito muito lento !

Bom, é isso !

Para quem se interessar, isso pode ser um caso de sucesso na sua empresa, trazendo grandes benefícios no dia a dia.




%d blogueiros gostam disto: